18 janeiro 2013

Aracaju: meus cliques com filtros do Instagram


No embalo das fotos editadas com os filtros do aplicativo Instagram (para registrar aqui no blog porque não sei direito o que vai mudar com a Nova Política de Privacidade - que entra em vigor amanhã, dia 19/01/13... embora o aplicativo tenha enviado e-mail informando que os usuários permanecerão donos das suas fotos... o que é um tranquilizante!! )... Anyway... resolvi organizar a bagaça de fotos que tinha no celular e deixar por aqui!! rsrsrs...

Sim... eu fui a Aracaju!!! É claro que me vali de várias das super dicas que minha amiga Romina enviou para o Apaixonados por Viagens!!!

Diga-se de passagem, eu ADOREI a cidade!! Minhas impressões foram:

- Uma pequena capital nordestina, com orla muito bem organizada, bonita, equipada... aliás, achei a infraestrutura da orla do Atalaia sensacional!! Tudo com cara de novinho e conservado!!

- A passarela do Caranguejo, na orla do Atalaia, é uma ótima opção para sair à noite, mas tive o privilégio de conhecer outros lugares, próximos à Beira-Mar, com restaurantes sensacionais também. Ou seja, COME-SE muito bem em Aracaju!!

- Por falar em comida, o prato mais famoso da região é o Caranguejo!! Se for a Aracaju, não deixe de provar a iguaria, seja caranguejo, guaiamun ou aratu... seja o próprio a ser comido com o martelinho (faz uma sujeira danada, mas vale a brincadeira) ou a casquinha do bichinho já preparado (simplesmente delicioso!!), TEM QUE EXPERIMENTAR!! Mas também não se esqueçam de que no Nordeste - inteiro - a carne seca e carne de sol são sucessos sempre!! Achei os valores por lá bem honestos (meu parâmetro é sempre o Rio de Janeiro, onde os preços de restaurantes estão absurdos...)

- A Beira-Mar, na verdade, não tem nada de beirar mar, mas sim RIO/MANGUE. Carinhosamente chamada pelos locais de Beira-Mangue... rsrsrs...

- Muitos rios no litoral sergipano e muitos manguezais... logo, muito caranguejo, aratu e guaiamum! Soube que quem se hospeda na Beira-Mar, pela proximidade com os mangues, pode ter problemas com mosquitos. Como fiquei hospedada na orla do Atalaia, no excelente POUSADA DOS CAMINHOS, a uma quadra da praia, não tive qualquer problema!!

- Centro Histórico de Aracaju, recentemente reformado, vale uma visita também. Adorei conhecer o Museu da Gente Sergipana e tive a companhia de uma guia, que me acompanhou durante a vista ao Museu, fornecendo explicações, com muita atenção e cuidado. O Museu é interativo e é uma ótima opção para a criançada conhecer!! Ah, e o melhor de tudo: gratuito!

- O Oceanário, que faz parte do Projeto TAMAR, financiado também pela Petrobrás, é legalzinho ("inho" mesmo... ainda mais se comparado com o da Praia do Forte, na Bahia!!). Mas, para funcionários da Petrobrás, saibam que vocês entram de graça e têm direito a companhia ("de grátis" também!!). Por isso, na falta do que fazer, vá lá prestigiar o projeto.

- De modo geral, funcinário da Petrobrás se dá bem por lá. É possível conseguir bons descontos, inclusive em hospedagens. São várias plataformas de exploração espalhadas pelo litoral, além de exploração de poço em terra (eu vi uns dois e achei bem diferente... lembra até filme Americano, com aquelas explorações do Texas... confesso que nunca tinha visto de perto!!).

- Os Mercados Municipais (são 3 e enormes!!), principalmente o de comidas, é uma tentação!! Fiquei horas nos 3, até fechar!! kkkkk... Bem bacana para conhecer os produtos típicos da região, para comprar lembranças, para explorar novos temperos e sabores, e também para comprar castanhas, farinha de tapioca e pimentas!! rsrs... Só achei que faltou ter mais restaurantes, bares, barraquinhas de tapioca espalhados por lá. Na hora da fome, só encontrei um restaurante, self-service, que estava fechando e me contentei com a xepa mesmo...

- A Barraca de Praia COM AMOR é maravilhosa!!! Dá para passar um dia inteiro por lá relaxando!! Muito bem equipada!! Sim... estava cheia porque fui em feriado e o serviço deixou a desejar... muito demorado. Com dose extra de paciência, se for feriado ou alta temporada, consegue-se aproveitar bastante o espaço oferecido. Inclusive, para os pimpolhos, tem parquinho e piscina!! Bem legal!!

- Aracaju, como todo o litoral sergipano, é banhado por um mar de cor mais barrenta, em razão da quantidade grande de rios que desaguam ali (cerca de 8 rios), portanto, não fique decepcionado ao se deparar com águas turvas. Não é o melhor lugar para procurar piscinas naturais e fazer mergulho/flutuação com máscara e snorkel. Ainda assim, a água é uma delícia e quentinha na medida certa!!

- Não vi muitos turistas de fora do nordeste por lá. Como destino menos badalado que outros destinos nordestinos, Aracaju ainda está fora do grande circuito turístico e, talvez por isso, ainda consiga preservar esse jeitinho de cidade de interior, de cidade pequena. Inclusive, não vi gringo algum também!!! A maior parte dos turistas que estavam por lá nos passeios que fiz eram de Pernambuco!!

- Sobre os passeios, EU ME APAIXONEI POR TODOS!!! Poder conhecer o Rio São Francisco em dois momentos tão distintos foi fantástico!! Fiz os seguintes passeios:

. Cânion do Xingó, no Rio São Francisco
. Mangue Seco (onde foram gravadas cenas da novela Tieta), na Bahia
. Praia do Saco (litoral sul sergipano, já quase chegando na Bahia)
. Foz do Rio São Francisco (já do outro lado, na divisa com o estado de Alagoas)

- Perceberam que percorri o Estado de Sergipe de uma ponta a outra??? Sim! Sim! Afinal, quando se está no menor estado brasileiro, tem que se aproveitar para explorar ao máximo que se pode!!!

- Fiquei 6 dias inteiros em Aracaju e super recomendo!!! Parece que não, por ser pouco divulgado e pouco badalado, mas tem muita coisa legal para fazer e conhecer naquelas terras!!

- Música?? Forró!! É claro!! Nunca ouvi tantas versões do hit do momento do Roberto Carlos - "Esse cara sou eu..." - era forró, era sertanejo, era na versão original... putz... o Rei efetivamente estava reinando em Aracaju!! rsrsrs... (deu para enjoar da música!!! Sorry aos fãs do Rei... mas eu não curti!!).

Mas não pensem que ficará só nisso!! Esse post aqui é só uma prévia, ok?? Depois eu escrevo com mais calma sobre Aracaju e sobre os passeios, com mais dados, dicas, informações e valores!!! Aguardem!!!


Vista da Varanda (com rede!!) da Pousada dos Caminhos

Vista, do mar, da Barraca de Praia Com Amor

Caranguejo, Barraca de Praia Com Amor

Caldeirada de frutos do mar, no Restaurante Pitú com Pirão da Eliane - Orla do Atalaia

Cânion do Xingó - Rio São Francisco

Praia de Mangue Seco, Bahia

Camarões, no Restaurante e Casa de Forró Cariri

Mangue Seco, Bahia

Praia do Saco, litoral sul sergipano

Mascote do Apaixonados por Viagens - Praia do Saco, litoral sul sergipano

Praia do Saco, litoral sul sergipano

Praia do Saco, litoral sul sergipano

Carne de sol de mignon, no excelente Restaurante Carro de Bois

Miam Miam... frutos do mar e mignon de carne de porco defumado, no Restaurante  Bada Grill


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR