JOURNEY BEHIND THE FALLS!! Esse foi o outro passeio que eu fiz em Niagara Falls.
Antes de comentar sobre o passeio, adianto logo que esse aqui é dispensável para quem não tem muito tempo disponível, ok?
Eu achei o passeio legal sim, só que a parte mais legal, na minha opinião, foi descer até a Table Rock e poder ficar ali embaixo pertinho da Horseshoe Falls, a mais poderosa cachoeira da América do Norte. Isso sim foi bem emocionante.
Andar pelo túnel construído atrás da Horseshoe Falls, em si, é legalzinho. Tudo bem que foi bacana poder ouvir os estrondoso barulho que a água fazia ao cair, que mais pareciam trovões. Mas... mas... mas... volto a dizer: se o seu tempo for curto e só puder fazer um passeio, escolha o Maid of the Mist!!
Agora, se você estiver com bastante tempo livre, talvez valha muito a pena comprar o Passe que abrange várias atrações por 45CAD (preços na data do post). Esse passe compreende o seguinte:
- Maid of the Mist
- Niagara's Fury
- Journey Behind the Falls
- White Water Walk
- E, pelo site, é possível acrescentar transporte e visita ao Conservatório de Borboletas, entre outros atrativos locais.
Eu me lembro que o passe vendido lá em Niagara Falls, nos quiosques de venda espalhados pelo Parque Rainha Victoria e na Maid of the Mist Plaza, incluíam várias atrações turísticas. Se você pretender fazer ao menos 3 das atrações, o passe já será uma boa economia.
MAIS CURIOSIDADES SOBRE A HORSESHOE FALLS E JOURNEY BEHIND THE FALLS:
Você sabia que 1/5 da água doce passa pela catarata? Nem eu sabia!! rsrsrs... impressionante, não??
Durante os dias de verão - exatamente quando eu estive por lá- mais de 2.800 m³ de água caem pela Horseshoe Falls a cada segundo, viajando 66 quilômetros por hora!!
Descendo 150 pés (aproximadamente 46 metros) com a ajuda de elevadores, você chegará ao túnel e aos dois níveis de decks para observação da catarata.
Atenção: no inverno, em razão do gelo e neve, o deck mais baixo costuma ficar fechado para visitas.
Eu paguei 15 CAD + impostos, quando fui, no verão. O local de acesso fica bem no final do Parque Rainha Victoria, em uma espécie de shopping/galeria, com lojas de souvenirs, decks e mirantes/observatórios, restaurantes, entre outros. Lá dentro há uma bilheteria para compra apenas do Journey Behind The Falls e também há bilheterias para a compra do Passe com várias atrações.
Resumindo, o Journey Behind the Falls consiste em uma plataforma de observação da Horseshoe Falls e uma série de túneis que percorrem por trás da catarata. Os dois túneis medem aproximadamente 46 metros.
Ao longo da caminhada pelo túnel, é interessante ler algumas das placas que contêm explicações sobre a origem das Cataratas, seu valor histórico e econômicos, alguns visitantes famosos e célebres, os casos dos sobreviventes, como foi o do menino de 7 anos que sobreviveu a um naufrágio na década de 60... ou seja, a visita pode ser bastante instrutiva também, além de turística.
Quanto aos decks/plataformas de observação, a primeira, coberta, é mais apropriada para quem não quer se molhar muito.
No passeio, durante o verão, todos ganham uma capa de chuva para se proteger. Dentro dos túneis ela nem tem tanta utilidade. Mas já na primeira plataforma, que molha um pouco, já se entende o porquê do seu uso. E na segunda, mais baixa, uuuuiiiii... mais água!!
O melhor mesmo é descer até o Table Rock e desapegar-se de ficar molhado!! A plataforma mais baixa é ideal para curtir bem de pertinho, de baixo para cima, a fabulosa Horseshoe Falls. E, é claro, fotografar muito porque é, de fato, um cenário deslumbrante!!
Aproveito para, de novo, registrar aqui que o uso de máquinas a prova de água ou de capas protetoras waterproof é essencial!! O que eu mais vi por lá foi gente que não sabia como tirar as fotos sem molhar as câmeras e muitos vieram me perguntar sobre a capa protetora que comprei para minha câmera.
As marcas DiCaPac e GoPro são excelentes!!
Eu acabei comprando uma simples, pois já tenho câmera a prova d'água, mas não queria levar a câmera só para usar em Niagara Falls e evitar problemas com a Receita Federal na volta para o Brasil (não podemos mais declarar os produtos na ida, aqueles que já possuímos, por isso eu não queria viajar com duas câmeras e levar a waterproof só para essa ocasião). Achei mais prático carregar uma única câmera e comprar a capa protetora para usar nos passeios em Niagara Falls. E deu muito certo!!
O único problema é que minha câmera, que tem mecanismos de semi profissional, embora não seja muito robusta e grandinha, o flash ele abre e, com a bag que comprei, não deu para usar flash nas fotos. Ainda bem que o dia estava claro, com vários momentos ensolarados!!
Eu comprei duas capas, uma maior e outra menor. Somente a maior serviu para minha câmera e a menor foi usada para o celular. Da marca Lewis N. Clark - comprei pelo website Amazon. RECOMENTO!! As fotos ficaram legais - obviamente tirei um monte para poder garantir algumas bem boas!! E realmente, sem mergulhar com a câmera (não sei se a capa é boa para mergulho), ela deixou a câmera bem seca depois de jatos e jatos de água do Maid of the Mist e o Journey Behind the Falls.
Ah... e como tinha que ser, antes mesmo de você descer, é mais uma vez convidado para posar para uma foto (o mesmo ocorre no Maid of the Mist) e, após terminado o passeio, que dura o tempo que você quiser - você pode passar horas ali se desejar - ao retornar pelos elevadores, onde é que você sai?? Em uma imensa loja de souvernirs!! heheheh... e pode comprar a foto/montagem, totalmente fake, que eles vendem por lá.
Só uma crítica: eu fui no verão e estava um baita calor na cidade. Só que, depois de retornar, na hora de tirar a capa de chuva que eles dão (e você pode levar para casa se quiser - é brinde!!) o frio é tão intenso do ar condicionado que eu praticamente congelei, inclusive porque estava molhada depois de ir ao Table Rock. Achei isso meio chato e reparei em quase todas as atrações turísticas do Canadá fechadas, especialmente museus, parece até que eles gostam muito de frio mesmo!! Confesso que eu passei frio em vários momentos durante a viagem quando estava em lugares fechados e totalmente congelantes por causa do ar condicionado.
De resto, mais uma vez, foi um passeio tranquilo, organizado, divertido, interessante e diferente. Recomendo para quem tiver um tempo extra em Niagara Falls.
túnel do Journey Behind the Falls |
Um dos portais do túnel para ver a força das águas da Horseshoe Falls |
saindo do túnel, em direção a Table Rock |
Table Rock |
Rio Niagara com Rainbow Bridge ao fundo |
Pertinho da Horseshoe Falls |
somewhere over the rainbow... hehehehe... |
Maid of the Mist chegando perto da Horseshoe Falls |
Postar um comentário